MARIA E ESCOMBONE LANÇAM SEU PRIMEIRO DISCO


Esse 08 de março amanheceu cheio de sons e cores para o musical Maria, Escombone e o Violão Encantado. O projeto lançou, na internet, nesta quarta-feira, um disco especial com oito faixas voltadas para a iniciação musical das crianças. As canções podem ser ouvidas na plataforma streaming Soundcloud, no YouTube ou aqui no site, onde também é possível comprar a edição física em CD com previsão de entrega de até 45 dias para todo território nacional.

O disco tem a direção musical de Cid Fiuza e composições que ele criou em parceria com a atriz e cantora Lorena Porto. Ambos são idealizadores desse projeto que busca estimular o senso crítico para o consumo da música e áreas relacionadas. “Que projeto lindo! É uma vergonha o que as pessoas colocam para as crianças ouvirem nas festas infantis”, comenta Cathia Palhares, mãe de Laís.

Quem ouve Maria, Escombone e o Violão Encantado logo percebe que seus autores se preocuparam, principalmente, em tornar acessível para as crianças a compreensão da música e dos seus elementos básicos de maneira muito lúdica. “Com alegria e brincadeira, nós precisamos dar a essa meninada condições para dialogar com a produção musical do Brasil e do mundo”, destaca Cid.

O Musical


O projeto nasceu do desejo de estimular a aproximação dos pequeninos com a Música Brasileira. Sobre isso, apresenta-se Chico Buarque, Toquinho, Vinícius de Moraes, Arnaldo Antunes e muitos outros compositores. Depois, ficou clara a intenção de familiarizar a meninada com a teoria musical de forma lúdica. As escalas, os acordes, os ritmos e os compassos são alguns elementos básicos apresentados em um pocket show que mescla teatro, música e muito bom humor.

A iniciativa é recomendada pela doutora honoris causa em educação (Suíça), Anaci Paim, pelo mestre em educação pela UEFS, Murilo Oliveira, e pelo professor Victor Porto, licenciado em música pela UFBA que, inclusive, assina as partituras de todas as canções disponíveis aqui.

Clique e saiba mais.