O PROJETO

APRESENTAÇÃO
INSTITUCIONAL
OBJETIVOS
ATUAÇÃO



APRESENTAÇÃO

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos ao mundo dos bonecos de pano mais musicais de que já se ouviu falar. Uma iniciativa recomendada pela doutora honoris causa em educação (Suíça), Anaci Paim, pelo mestre em educação pela UEFS, Murilo Oliveira, e pelo professor Victor Porto, licenciado em música pela UFBA.

A história e as canções desses amigos inseparáveis foram carinhosamente criadas pelo músico Cid Fiuza e pela atriz e cantora Lorena Porto. “Muitas situações nos despertaram para planejar esse projeto. Mas chegar nas festas infantis e observar a trilha sonora tão distante do universo da criança, nos impulsionou para executá-lo o quanto antes”, comenta o músico. 

O projeto Maria, Escombone e o Violão Encantado nasceu do desejo de estimular a aproximação dos pequeninos com a Música Brasileira. Sobre isso, apresenta-se Chico Buarque, Toquinho, Vinícius de Moraes, Arnaldo Antunes e muitos outros compositores. Depois, ficou clara a intenção de familiarizar a meninada com a teoria musical de forma lúdica. As escalas, os acordes, os ritmos e os compassos são alguns elementos básicos apresentados em um pocket show que mescla teatro, música e muito bom humor.

Este espetáculo é mais uma produção da Fundação Culturasss – a cultura brasileira em rede, e tem a direção artística de Fernando Souza; direção musical Cid Fiuza; assessoria de imprensa LXP Marketing e Cultura; texto, concepção, figurino, maquiagem, cenário, iluminação, sonoplastia e atuação, Lorena Porto e Cid Fiuza.

Maria e Escombone
São personagens encantadores que protagonizam toda essa missão. O nome do projeto vem do imaginário popular das brincadeiras infantis. Virar maria escombona, dar cabriola ou, ainda, dar cambalhota é uma deliciosa brincadeira que diverte as crianças e que deu vida a essa boneca tagarela e ao seu amigo boneco cheio de talentos. 


INSTITUCIONAL

Missão
Promover iniciação musical para crianças.

Visão 
Ser referência em iniciação musical para crianças no Brasil até 2020.

Público-Alvo
* Crianças de 04 a 10 anos podem aproveitar melhor o projeto. Mas os pequeninos de todas as idades, jovens, adultos e idosos também se emocionam com a história e as canções de Maria e Escombone;
* Crianças de escolas públicas e privadas de todo o Brasil;
* Crianças em eventos infantis diversos;
* Crianças nativas digitais;
* Educadores;
* Profissionais especializados em produtos culturais para crianças;
* Recomendado para teatros, escolas, shoppings, hospitais, praças públicas, salões de festa, quintais de casa ou em qualquer lugar onde há concentração de crianças.

OBJETIVOS

* De forma lúdica, tornar acessível a compreensão da música e dos seus elementos básicos por crianças, especialmente, de 04 a 10 anos, a fim de dar a elas condições para dialogar com a produção musical do Brasil e do mundo;

* Estimular o senso crítico para o consumo da música e áreas relacionadas;

* Através da música, fortalecer o brincar e tudo mais que envolve a cultura da criança.

ATUAÇÃO
* Pocket Show.  Música, teatro e muito bom humor em um espetáculo com 50 min de duração;
* Disco com oito faixas e encarte com letras de canções para divertir e encantar as crianças;
* Cartilhas educativas e interativas contendo partituras das canções do projeto;
* Bonecos de pano das personagens;
* Livro infantil com a história Maria, Escombone e o Violão Encantado;
* Papéis de carta colecionáveis;
* Fantoches;
* Dedeiras;
* T-Shirt;
* Instagram, Twitter e Facebook.